sexta-feira, julho 30, 2010

Sobre Bruxas e Mentiras


No início da semana dei uma olhada na exposição "Franklin Cascaes - Desenhos e Esculturas" que se encontra no Palácio Cruz e Souza no centro da cidade. 

Como quase toda unanimidade no Brasil (e em Floripa não é diferente) o ceramista e também escritor não recebeu seu devido valor ainda em vida. Somente após sua morte medidas foram tomadas para que sua obra fosse conservada e merecidamente valorizada.

Cascaes dedicou sua vida a retratar e promover lendas e histórias da cultura açoriana através de esculturas, gravuras, desenhos, contos, entre outras coisas (...) Exímio pesquisador e sempre atento as histórias que os antigos contavam a respeito de bruxas, boitatás e outras supertições, o folclorista tinha imaginação fértil e muita criatividade para recriar personagens e lendas que habitavam o inconsciente do mané da Ilha. 

Recomendo a exposição e de quebra uma espiada naquele que foi o mais importante centro de poder do Estado durante muitas décadas (inclusive palco do episódio que muito nos orgulha, a Novembrada) o Palácio Cruz e Souza.

A propósito, será lançado hoje na AABB de Coqueiros o samba enredo 2011 da escola de samba Grande Rio sobre Florianópolis. Um dos temas abordados no enredo é sobre Franklin Cascaes.