quinta-feira, agosto 12, 2010

Sanguinários por influência americana

O FBI procura há 12 dias um casal que está se tornando famoso nos Estados Unidos por praticarem crimes por onde passam (até agora já aterrorizaram 5 estados). A saga da dupla se iniciou quando sua parceira o ajudou a fugir de forma espetacular com mais dois bandidos de um presídio de segurança maxima no Arizona. Os dois comparsas que participaram da fuga já foram recapturados, mas a duo fora da lei continua apavorando a América. 

A dupla está sendo chamada pela mídia de Bonnie and Clyde em referência ao casal que sacudiu a América no final da década de 20 durante a Grande Depressão Econômica que atingiu os EUA e o mundo. Muitos enxergavam nas ações do casal um sinal da revolta devido a miséria e a pobreza que viviam os americanos da época.

A mídia americana adora criar ícones, cobrir grandes catástofres, destruir carreiras e monitorar grandes caçadas. Principalmente caçadas humanas, como essa que está em curso. Watergate, Monica Lewski e O.J Simpson são apenas os primeiros que me vieram a cabeça sem a ajuda do Tio Google. 

O modelo sensacionalista de cobertura jornalística norte-americano foi copiado - mal copiado óbvio - por uma certa democracia que desponta agora como a galinha dos ovos de ouro da América do Sul. E que tem um apetite feroz e insaciável para escândalos. 

Para ela não importa se o cadáver é uma criança, uma puta ou um jovem de 18 anos que andava de skate. Se vai atrás dos pais, dos avós, do professor da escola, do primeiro treinador (...) tudo para saber como vivia, com quem andava esse objeto (...) que é usado para vender jornal e que é usado como desculpa para dizer que "temos mostrar a população o que está acontencendo"

Aí me vêem o William Bonner e me diz que o JN é o que aconteceu de mais importante no Brasil e no mundo em pouco mais de meia hora. Então mostra a Fórmula Indy, que também é importante, tem repercurssão internacional e brasileiros entre as cabeças (...) Ah, mais a Indy é transmitida por aqui pela Band então (...) já não é mais tão importante assim. E a F-1 recebe o mesmo tratamento na emissora do CQC. 

Mas se o Edir Macedo estiver envolvido em escândalos, destaque no jornal do casal mil grau e no Cansástico. Se tem indícios de uma farra que possa tirar audiência da 1ªcolocada, manda o Paulo Henrique Amorin falar com o blogueiro mais adorado da cidade, que tudo sabe e nada prova e coloca em destaque no Domingo Espetacular. Não dá um nojo dessa imprensa calhorda? 

#Fica a dica do ótimo Assassinos por Natureza de Oliver Stone, que tem uma filmografia que justifica você perder um domingo chuvoso inteiro para assistir.  
Enfim, ótima crítica sobre essa obssessão da mídia por sangue.