terça-feira, março 01, 2011

Banksy, Vik Muniz e a festinha do Tio Sam

Há muito tempo que a premiação do Oscar vem decepcionando a todos. E com o prestígio cai também a audiência do evento, que despenca ano após ano. Isso se deve - entre outros fatores - aos critérios adotados para premiar as obras, que hora reconhecem filmes sem nenhuma expressão e em outros períodos premiam "blockbusters" com os atores do momento. O próprio formato de apresentação do Oscar segue um roteiro que não muda há anos e, naturalmente não existe espaço para um diálogo de improviso por exemplo. Esse ano tivemos mais uma vez a caretice e a burocracia presente tanto nos filmes que foram agraciados com a estatueta quanto no semblante dos anfitriões do Oscar 2011, Anne Hathaway e James Franco. Mas vamos aos filmes. O Discurso do Rei não é um filme para os 4 prêmios mais importantes da Academia (Direção, Filme, Ator e Roteiro Original). Um filme mediano, integralmente formado por diálogos - o que não o torna indigno de receber  a estatueta - mas muito aquém de outros tantos premiados na categoria "Best Movie". Há quem diga que erros históricos foram cometidos no filme no que diz respeito a ordem cronológica de alguns fatos e a adulteração da personalidade de personagens reais mostrados em "King Speech".



Porém a maior decepção, entre tantas durante toda a  noite, foi a não consagração do documentário de Vik Muniz, "Lixo Extraordinário". Um filme épico, com uma pedagogia incrível de reciclagem de materiais e o resgate/surgimento de talentos escondidos em montanhas de lixo. A possibilidade de mudar de vida e o reconhecimento internacional através de obras de arte fantásticas trouxeram um favoritismo natural na indicação de melhor documentário. Mas como na América tudo é dinheiro, levou o doc que tratava da crise financeira mundial, "Inside Job".

O documentário que fala sobre Banksy e estrelado por Mr.BrainWash (Thierry Guetta) também não causou o estardalhaço esperado. Muito se deve aos rumores de fraude que o doc levantou, onde grande parte do público desconfiou de que Mr.BrainWash seria o próprio Banksy (cuja identidade ninguém conhece, devido aos grafites controversos ao redor do mundo). Mas nem tudo estava perdido e Alice no Pais das Maravilhas levou para casa os prêmios de melhor figurino e direção de arte. Previsível? Depois de Toy Story 3 ganhar o Oscar de melhor animação desliguei a tv e fui dormir.