sexta-feira, maio 27, 2011

Meus olhos estão vermelhos. Mas é de gás lacrimogênio.

Por iniciativa do bom moço Luciano Huck, "Quebrando o Tabu" foge da hipocrisia e vai em busca de soluções para fracasso da guerra as drogas. Enquanto grandes personalidades fomentam o debate e tentam equacionar uma solução para o problema, em SP a polícia baixa a porrada. Sabem porquê? Porque os maiores prejudicados com uma possível regulamentação sobre o consumo seriam os policiais corruptos que achacam, extorquem e roubam de cidadãos e traficantes. Com a perda de mercado, os  "comerciantes" de drogas viriam para o asfalto reforçar o caixa. E isso sim é uma afronta a sociedade. Não sou a favor de incentivar o consumo de nenhuma droga, defendo o livre arbítrio. Porém, acho que principalmente os jovens deveriam ser informados sobre os malefícios da maconha e quando tiverem idade pra decidir, que decidam fumar ou não. Mas num país hipócrita como o Brasil jamais deixarão uma idéia dessas ganhar corpo. Mais fácil fingir que não se usa maconha por aqui. Cada vez menos, diga-se de passagem. E vamos combinar também que o dinheiro da droga não vai parar na bala do assaltante que lhe aguarda na esquina mais próxima. 
Manifestação pacífica não pode. Enfiar a mão na cara de subalterno pode não é seu Teodomiro?
São pessoas como o exemplar magistrado Teodomiro Mendes que em sua liminar proibindo o movimento caracterizou a marcha da seguinte forma: “o evento que se quer coibir não trata de um debate de ideias, apenas, mas de uma manifestação de uso público coletivo de maconha, presentes indícios de práticas delitivas no ato questionado, especialmente porque, por fim, favorecem a fomentação do tráfico ilícito de drogas (crime equiparado aos hediondos)”. Entendeu maconheirada? - esbraveja o exmo o juiz.
A marcha nada mais era do que um movimento que visava a ampliação do debate, uma chamada pra conversar, um gesto simbólico que elucide o tema, talvez. E o mais grave, foi proibido. Se não tá ocorrendo o uso de drogas, a manifestação é pacífica, não há armas, não está atrapalhando o funcionamento da cidade (trânsito e etc...) porque a proibição? Integrantes da marcha que distribuiam panfletos favoráveis ao uso da droga foram detidos juntamente com o material. Perfeito, isso é crime e está previsto em lei. Congratulações a polícia. Agora sensibilizar a população de um problema que afeta fumantes e não-fumantes é considerado crime também? 
Concordo que existem outras questões mais emergenciais que precisam ser debatidas. E protesto/manifestação por melhoria na educação ou contra a corrupção ninguém vê ou ouve falar. Porém a questão nos foi colocada e eu estou aqui dando a minha opinião. 
Pra fechar. Ou se proibe geral - tolerância zero mesmo - ou libera. Não curto esse termo 'liberar', partilho da opinião do neurocientista Sidarta Ribeiro. Liberar dá a idéia de que vai fica tudo legalize e que terá neguin vendendo e fumando baseado em cada esquina. Porque quando se tolera deixa-se em aberto uma lacuna, que serve de negociata pra mal intencionados. No Rio, a polícia aceita até propina no débito. Regulamentar é o termo correto. E outra, acho que essa polícia aí de São Paulo já matou mais que a maconha durante toda a sua história.