quarta-feira, maio 11, 2011

O sucesso de "Rio" e a saga iniciada por Zé Carioca

Muito antes da irreverente arara-azul Blu chegar as telonas, uma outra ave já fazia sucesso representando as características do Brasil com muito charme e malandragem. É o que nos mostra essa matéria curiosa que saiu no site da Revista Bravo (que vale cada vez mais a visita diária).

A arara azul Blu, que estreou nos cinemas no mês de abril em Rio, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo, 2002), é o segundo pássaro a representar o Brasil no mercado internacional de animações. Aos 70 anos, o papagaio boêmio Zé Carioca, criado pelos estúdios Walt Disney, ainda é um dos grandes ícones nacionais no exterior e ainda povoa o imaginário popular com sua versão do malandro. Relembre os filmes protagonizados por ele.

Alô Amigos (1942)
Os estúdios Walt Disney lançaram a animação Alô, Amigos. No filme de 1942, Zé Carioca, na época estreante, protagoniza como guia turístico a viagem de Pato Donald e Pateta por alguns países da América do Sul. Ressaltando a cultura e a paisagem, a jornada passa por Chile, Peru, Argentina e Brasil.
 
Você já foi a Bahia? (1944) 
Muito semelhante à obra de apresentação de Zé Carioca, Você já foi à Bahia?, de 1944, continua como uma exaltação das características naturais e culturais da América do Sul. Nesse filme, o papagaio e o aracuã mexicano Panchito presenteiam o aniversariante Pato Donald com uma visita aos seus respectivos países. No Brasil, rumo a Bahia, os viajantes encontram com a atriz e cantora Aurora Miranda, trajada com vestimentas parecidas com as que fizeram sua irmã, Carmen, famosa.