segunda-feira, junho 13, 2011

"Má" influência

O blogueiro Alexandre Morelli fez uma lista com os surfistas que mais o influenciaram e publicou no OutraCultura. Com algumas variações, essa lista está bem sintonizada com a minha. Incluiria nela Fabrício Machado e Júlio Schneider (Xuxa).

1. Rodrigo Viegas
Aos 15 anos de idade Rodrigo Viegas já era um mito. Pranchas (Pirata) shapeadas pelo Valdo, cheias de teias-de-aranha e arame-farpado pintado nas bordas e entre as quilhas. Cabelos longos dourados pelo sol. Muito estilo.
R.V e seu cartão de visitas
2. Marquinho Gonçalves
Marquinho fazia tudo parecer facil. Eu vi ele sair de tubos de backside dificil de acreditar. Estilo parecido com o do Tom Curren, mas sem forcar, era o estilo dele mesmo, naturalmente. Sabia tudo sobre condicoes de vento e ondulacoes muito antes de existir internet.
*Tem uma foto que foi capa da extinta revista Inside com o Marquinhos entubando lá no meio da Joaca histórica. Quando começei na Joaca Marquinho só aparecia de vez em quando, com uma Xanadú 6,6 rasgando lá de trás.
Aqui três integrantes da lista juntos. Marquinho Gonçalves, Guto Morelli e Rodrigo Viegas. Quantos quilômetros de tubos não tem essa raça hã?
3. Neco Padaratz
Neco tem sérios problemas mentais que o levaram a se tornar um dos maiores surfistas da história do Brasil, e a pessoa mais incrivel que eu já conheci.
Neco demolindo mais uma junção...eu quero é novidade.
4. Mikki Dora
Estou lendo sua biografia. Ele era para Malibu nos anos 60, o que Rodrigo Viegas era pra Joaquina nos anos 90. Ingenuamente, criou um estilo de vida, apenas sendo ele mesmo. Era copiados por todos. Se tornou uma lenda.

Antigamente todos partilhavam a onda. As limitações dos pranchões (pesados e nada maleáveis) permitiam que vários surfistas desfilassem na mesma onda sem problemas. Mick Dora não concordava muito isso. E sem querer impulsionou o conceito de localismo e não permitia que outros surfistas deslizassem sobre a "sua onda". Na praia de Malibu onde costumava surfar, quem tentasse dividir a onda com Mick pagava um preço muito alto por tamanha ousadia.

5. Christian e Nathan Fletcher
Os irmaos que depois de aparecerem no video de surf exibido no TAC em 1988 Wave Warriors III, mudaram o surf pra sempre. E consequentemente, minha vida.
Nathan mostrando uma das características que os irmãos Fletcher possuem de sobra: voar o mais alto que puder sem se preocupar com a aterrissagem.

6. Matt Archbold
Mesma coisa que os Fletchers. Depois da sessão dele no filme Wave Warriors III, o surf nunca mais foi o mesmo. Foi um tal de todo mundo aparecer com os cabelos cumpridos e atitude punk...
Archy e suas tatuagens, que ficaram quase tão famosas quanto seu surf.
7. Dadá Figueiredo
Dadá era o Fletcher/Archbold do Brasil. Muito artistico e original. Todo mundo copiava o Dadá. Eu vi ele na Guarda do Embau em 1989, e eu ficava meio que seguindo ele pra ver o que ele fazia, e quando ele ia pra agua, eu ficava no costão assistindo.
Os excessos nos anos 90 não permitiu que Dadá fosse mais longe.
8. Nick Wood
O primeiro filme de surf que eu assisti na minha vida foi na casa do Marquinho Gevaerd, e mostrava o Nick Wood ganhando o campeonato de Bells Beach (Australia) com apenas 16 anos de idade. Dali em diante ele se tornou meu idolo. Até hoje eu adoro ouvir histoiras sobre Nick Wood.

9. Tom Curren
Mudou o surf pra sempre nao quando ganhou 3 titulos mundiais, mas sim, depois que eu assisti ele nos videos "The Search". Ali' eu decidi que tinha que viajar pelo mundo.
Tom acariciando as paredes de Backdoor. Relação de pai e filho.
10. Guto Morelli
Meu irmao mais novo Guto nunca ganhou um elogio meu. Ele ganhava um campeonato e eu dizia: "Grandes merda!" Pois é, mas ele foi tão longe que conquistou meu reconhecimento e sou obrigado a dizer: "Guto, tu é sinistro!!"
Joaca Grande. E são sempre os mesmos. E não tem desculpa de prancha, coluna, problema no joelho...
11. Rob Machado
A geracao "Momentum" tambem foi responsavel por mudar o jeito que todo mundo surfava. E Rob Machado era o meu favorito entre eles (Slater, Knox, Dorian...) Até hoje me impressiona o jeito que ele surfa uma esquerda.
12. Fabio "Break"
Eu e o Break estavamos sempre juntos. Surf de manha, escola a tarde, e cerveja no recreio. Até quando a professora expulsava nós da sala, eram os dois juntos. Ele surfava muito. Backside de nível internacional. Mas ele resolveu pegar uma onda (loucura) tão grande, nao conseguiu sair do tubo que fechou, e esta até hoje preso na zona de impacto.
*Break me mostrou o caminho das pedras (ou melhor dos corais) em Bali quando lá estive em 2001. Quando saiu da Ilha para uma viagem sem volta já tinha deixado um dúzia de surfistas que sonhavam em ter o backside atack dele. Surfista impressionante.