terça-feira, julho 26, 2011

Soundtrack for a Revolution

"O Museu do Grammy, em conjunto com a Associação Internacional de Documentários e a Fundação GRAMMY ®, tem orgulho em apresentar o documentário Soundtrack for a Revolution, que conta a história do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos através de uma das principais "armas" do movimento, a poderosa música negra e suas canções carregadas de anseios libertários que eram esbravejadas em piquetes, reuniões de massa, em camburões e celas enquanto lutavam por justiça e igualdade. 

O documentário apresenta novas versões das chamadas "músicas da liberdade" por artistas consagrados e conhecidos do mainstream incluindo John Legend, Joss Stone, Wyclef Jean e The Roots; imagens de arquivo e entrevistas com soldados e dirigentes do direito civil, incluindo o congressista John Lewis, Harry Belafonte, Julian Bond, e o embaixador Andrew Young. 

As canções da liberdade evoluíram a partir de cantos de escravos e do movimento sindical e, em maior escala da igreja (gospel) negra. A música desse período permitiu que negros cantassem usando pela primeira vez  palavras que não eram permitidas e isso foi fundamental para fortalecer os manifestantes envolvidos na causa negra e se defender perante as constantes agressões que sofriam. A energia contagiante das músicas dominou as pessoas e deu-lhes poder para lutar pelos seus direitos. A trilha sonora de REVOLUTION celebra a vitalidade e a importância destas músicas-protesto. 

Dirigido por Bill Guttentag e Dan Sturman, e produzido por Danny Glover, "Trilha sonora para uma revolução" é uma mistura vibrante de entrevistas, imagens dramáticas e emocionantes performances - um filme de significância, energia e poder."
*Apud McLapa.

#Trailer com The Blind Boys of Alabama.