terça-feira, setembro 13, 2011

Quiksilver Pro NY - Irene, ondas perfeitas e a vingança de Owen

Aos que rogaram praga morram de inveja! É isso que a cúpula da Quiksilver deve estar pensando quando recebeu uma saraivada de críticas - inclusive de alguns mais exaltados como Bobby Martinez - por ter definido a etapa mais valiosa da história da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) em Long Beach, Nova York. 

Lá as ondulações se formam a base de furacões que percorrem a região e deixam, quando muito, ondas por onde passam. E foi exatamente isso que aconteceu faltando pouco mais de uma semana para o início do famigerado evento, quando o furacão Irene provocou a sérios danos a enorme infra-estrutura que estava sendo montada no local

Pra resumir, a etapa foi um sucesso, os locais afirmaram que desde 2001 - ano em que os ataques as torres do WTC provocaram o cancelamento do circuito e "deram" o título mundial ao norte-americano C.J Hobgood - não se via um swell tão consistente e perfeito como o presenciado durante a competição. A festa só não foi completa porque a estrela principal do WT (leia-se Kelly Slater) deixou a vitória escapar por entre os dedos, em casa e com ondas perfeitas para um Owen Wright embalado. 

Owen parece ter sussurado no ouvido do careca que "a vingança é um prato que se come frio". Ganhar no Tahiti tem um outro sabor é verdade e Slater sabe disso. Mas triunfar sobre seu ídolo e maior rival no quintal da casa dele também tem seu louros. 

E galera que cobrou da ASP uma postura menos comercial e mais comprometida com a qualidade das ondas onde são realizadas as competições vai ter que esperar um pouco para gralhar. Não contavam com um evento milionário com ondas perfeitas em plena NY.