quarta-feira, março 21, 2012

Homeless HotSpot

Uma idéia inovadora foi colocada em prática durante o SXSW, conferência que reuni música, filmes e interatividade em Austin, nos EUA. A empresa de marketing BBH teve a idéia de fornecer aos participantes do evento acesso a internet 4G usando mendigos e moradores de rua como pontos de acesso. Os homeless - como são chamados lá fora - circulam pelo evento usando uma camiseta com os dizeres " Eu sou um ponto de acesso 4G" e sugerem um preço de U$2,00 por quinze minutos de internet. Porém o usuário pode doar a quantia que achar apropriada. A medida causou polêmica pois segundo alguns críticos a ação estaria se aproveitando das condições dos sem-teto. A empresa afirma que o objetivo dessa medida é promover a inclusão social dessas pessoas e chamar a atenção para as condições de vida dos moradores de rua. Vale lembrar que a BBH colocou em prática uma ação semelhante ano passado quando forneceu celulares a 5 mendigos e contas no twitter para que pudessem expor a realidade de quem vive na rua. A medida, ao contrário desta última foi bem recebida.