terça-feira, maio 07, 2013

Punk na Alta Costura

Uma exposição sobre a cultura punk atualmente no The Metropolitan Museum of Art tem despertado a atenção de desavisados que adentram  num dos maiores centros de disseminação cultural de NY. Músicas, fotos e peças de roupas estão entre os objetos que compõem a exposição desse movimento cultural cujo embrião possui interpretações divergentes. 

Há quem afirme que o punk rock nasceu nos EUA com  os Ramones em meados dos anos 70 em reação ao movimento hippie da década anterior. Já uma outra corrente sugere que o movimento punk foi formada na Inglaterra cujos membros eram em sua maioria jovens sem perspectiva de futuro. Os ideais anarquistas e contra culturais se traduziam num vestuário agressivo e  formaram sua principal característica: bandas que  tocavam canções simples e rápidas, com poucos acordes e ideias revolucionárias, retratando problemas sociais, violência, sexo e drogas. 

A exposição dá destaque a influência que o punk teve sobre a moda nos anos seguintes ao movimento, principalmente pelas confecções caseiras nos vestuários e acessórios usados por seus integrantes. Modificações de roupas tradicionais (ternos e camisas com itens sadomasoquistas como pregos, pinos, rasgos e retalhos) e o tradicional moicano no cabelo trouxeram um tempero novo à Alta costura, que relutou em incorporar esse elemento que dos becos mais imundos de Londres a Nova York.