sábado, dezembro 26, 2009

Brisa Gelada


Acabo de receber um telefonema do Hawaii. Não consigo entender nada, apenas uma voz: "a a uma cara!! porra!! uahaaa..." É Neco Padaratz completamente emocionado, chorando, tentando falar,  gaguejando, rindo... Então ele respira, e fala ainda alucinado: "Cara! Irmão!! Eu tô de volta!! Fui um dos escolhidos para ser um dos wild-card em 2010!!" Eu não consegui me segurar, e sem falar nada, mudo, meus olhos começam a lacrimejar. Nem "parabéns!" eu consegui dizer. E ele continua no outro lado da linha vibrando e chorando de emoção: "Caralho! Depois de tudo que eu passei, acabei de ver um flash de todo esse ano passar na minha cabeça!!" Eu solto então um: "Parabéns irmão!" com a voz ainda meio presa, e ele continua: "Morelli, tu e' o primeiro cara que eu to ligando pra dizer isso, e dividir essa felicidade que eu estou tendo agora, porque você foi a pessoa que mais acreditou em mim. Em nenhum momento você deixou de acreditar que eu conseguiria voltar. Você acreditou ate' mesmo quando eu mesmo estava desacreditado". A conversa continua mais um pouco, Neco me explica que tinha acabado de receber a noticia através de Mick Fanning, qual ele tinha encontrado na rua. Fanning esteve na reunião da ASP na noite anterior e revelou que Neco tinha sido um dos escolhidos. Padaratz muda seu tom de voz, e com mais calma, uma voz mais serena, ele me conta que noite passada ele foi à praia rezar, e no meio do calor havaiano ele sente uma única brisa gelada soprar em seu rosto. Naquele momento ele sentiu algo. Neco Padaratz, mais do que qualquer outro surfista no tour hoje em dia, merece este wild-card. O único surfista na historia do surf mundial a entrar no WCT pela quarta vez. E se eu não estou enganado, o único surfista da historia, que entrou três vezes no WCT através do WQS (talvez Greg Emslie e Ben Bourgeous também). E merecidamente não só por isso, mas também e principalmente pelo que ele fez esse ano. Depois de seis meses sem surfar e um ano sem competir por causa de quatro hérnias de disco nas costas, ele volta às competições na metade do ano e termina como numero 28 do WQS. No mundo do surf competitivo dos dias atuais, isso é quase impossível. Têm jovens talentos, promissores surfistas que assinaram contratos milionários no começo do ano, participaram de todas as etapas importantes para obtenção de pontos, e acabaram abaixo da quadragésima posição.
Eu acompanhei de perto toda a recuperação do Neco, seu treinamento, seu desejo, sua forca de vontade, sua determinação. E, acho, só por eu estar junto, principalmente quando ele voltou a surfar, o fez ele se lembrar do começo de tudo. A fissura, o tesão. A música pesada. A diversão. A paixão. Outras pessoas também foram fundamentais e ajudaram muito o Neco nesse retorno a elite. A mulher dele Ana, o filho Zion, o shaper Havenga, e o preparador físico Álvaro Romano.
E' difícil explicar como Neco Padaratz consegue atingir objetivos tão distantes. É impressionante como ele consegue transformar sonhos em realidade. Tem pessoas dentro dos palanques (estrutura dos campeonatos) olhando uns para os outros, esfregando as mãos na cabeça e pensando: "Como e' que ele consegue fazer isso??" Eu, mesmo conhecendo o Neco a vida inteira, também me faço a mesma pergunta. Uma coisa eu sei, ele e' (depois do Kelly Slater e do Derek Hynd) a pessoa que mais gosta de surfar no mundo! E também, aquela brisa gelada no rosto...

Fonte: OutraCultura