quarta-feira, abril 07, 2010

Da coluna do Sérgio da Costa Ramos

Por achar o assunto pouco relevante, não tinha a intenção de meter a minha colher nessa história de mudar o nome de Florianópolis.

Agora, que o assunto esteve na mídia e na academia universitária – com acadêmicos sugerindo novo batismo de gosto duvidoso, “Açorianópolis” –, há leitores cobrando minha opinião.

Vou dá-la. Quando afirmo que o assunto carece de importância, não me refiro ao ato de bajulação parlamentar que batizou a capital catarinense com o nome do seu algoz. Esse gesto é, sem dúvida, repelente. Decorridos 117 anos, porém, irrelevante se torna a “politização” e a “emocionalização” do episódio. O tempo se encarregou de cimentar, senão a mágoa, o vínculo entre o nome e o homenageado. Poucas pessoas associam automaticamente o toponímico ao marechal alagoano, e, menos ainda, à sanha criminosa de seu capataz Moreira Cézar.

Nem por ser amarga, a história deixa de ser história. Revitalizar a mágoa, agora, é renovar um talho antigo por um corte fresco. A ferida sangrou e cicatrizou – não cabe reabrir o talho.

À época, a “homenagem” significou uma capitulação. Hoje, não teria o menor sentido, assim como Tel-Aviv não aceitaria chamar-se “Hitlerópolis” ou Hiroxima ser batizada de Enola Gay – o nome do avião que despejou a bomba atômica sobre a cidade.

Esquisita, contudo, será uma reação tão tardia e extemporânea, 117 anos depois, como se durante todo esse tempo o povo florianopolitano tivesse apoiado a bajulação “pessoal” dos deputados da então Assembleia Provincial. Pelo antigo “desconforto”, melhor será considerar que a palavra Florianópolis tem o seu radical lastreado em Flor, Floripa – e..., vida que segue, como diria o João Saldanha.

Mudar o nome é tarefa difícil e pouco realista. Na ex-URSS, que se habituou a substituir nomes tradicionais de cidades importantes, homenageando líderes de plantão, tudo o que se produziu foi caos e confusão. Houve época em que nem mesmo o Correio russo sabia dizer ao certo o nome dos lugares. Quando um decreto do governo revisionista de Kruschev pôs fim, em 1961, ao nome Stalingrado, a cidade às margens do Volga permaneceu “pagã” por sete dias. Durante uma semana não se pôde mandar para lá uma carta ou um telegrama. Podia-se telefonar, apenas, para “aquele lugar”.

Stalingrado faria o “percurso” completo. Originalmente, chamava-se Tsarisyn. No curto espaço de 30 anos chamou-se, sucessivamente, Volvogrado e Stalingrado. Como “Cidade de Stalin”, escreveu página heróica da Segunda Guerra Mundial, resistindo aos borzeguins do nazifascismo. Hoje, a cidade voltou a se chamar Tsarisyn. Assim como Leningrado voltou a se chamar São Petersburgo.

Como o nome original de Floripa, Desterro, não é amável, melhor deixar como está. Detestáveis serão delírios do tipo Açorianópolis, Y-Jurerê-Mirim, Meiembipe e outras cogitações aberrantes, como um dia foram “Ondina” e “Exiliópolis”. Mais palatável seria a simplificação total. “Santa Catarina”, como, aliás, Sebastião Caboto batizou a Ilha. Mas se bem, ou mal, a história sedimentou o nome “Florianópolis”, melhor faremos em reverenciar todos os anos os mortos de Anhatomirim, como Hiroxima reverencia os seus, todo mês de agosto.

E, vida que segue, vamos todos trabalhar.