quarta-feira, julho 28, 2010

Coca só se for na latinha azul

Escrito por Milton Jung


A rivalidade entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, no Festival de Parintins, é tão conhecida como a disputa Gre-Nal no futebol gaúcho. Os mais radicais se negam a consumir e vestir a cor do adversário. No Amazonas, assim como no Rio Grande do Sul, os grupos estão divididos entre os azuis e os vermelhos.

Lá no Sul, fabricantes multinacionais foram obrigados a mudar características de seus produtos para não perder mercado. Quando a Coca-Cola patrocinou o Clube dos 13 teve de engolir a inscrição de seu logotipo em preto na camisa gremista. O tradicional vermelho seria inaceitável – está no estatuto do clube.

Por curiosidade: muitos anos depois, o marketing da fabricante de refrigerantes aderiu ao preto ao criar a Coca Zero.

Neste ano, leio e vejo no “Blop, o blog da bop” que a Coca não aguentou ver a turma do Caprichoso consumir o refrigerante da concorrente, Pepsi, que tem latas azuis, ainda mais sendo patrocinadora oficial da festa. E se rendeu a disputa ao lançar, em ação inédita na história do fabricante, uma latinha de Coca azul.

A partir de agora, a nação tricolor vai passar a exigir as latinhas azuis, também. Quem mandou a Coca liberar geral.


Beba da Fonte