terça-feira, setembro 28, 2010

Rappers rebeldes sem causa

 
Acho extremamente pertinente a crítica que ouço de amigos bem informados quando dizem que os rappers americanos são revoltados sem causa, falam mal do governo americano e de sua situação social sem razão.

A terra das oportunidades e espelho para outras democracias fornece o básico -  que no Brasil já seria muito - para as camadas menos favorecidas: conjuntos habitacionais dignos, acesso aos serviços ditos essenciais (saúde, educação e moradia) e mesmo assim alguns rappers americanos acham que tem motivos para destilar ódio e veneno em letras que pouco transmitem o que de fato vive uma pequena parcela do povo americano.

De um modo geral, o conteúdo das letras falam de mulheres, putas, champagne e carrões. No Brasil, o rap tem um viés diferente. As letras por aqui tratam de exaltar nossa cultura, destacar a situação social que vive uma enorme fatia do povo brasileiro e incentivar a batalha que o cidadão vive a cada dia.

Por um capricho do destino, os rappers brasileiros que tentaram beber dessa fonte não alçaram vôo. Que continuem fracassando, o rap brasileiro não combina em nada com esse tipo de mensagem.

#Uma situação que evidencia o que escrevi acima aconteceu quando Mv Bill participou de um programa na Multishow que fez um intercâmbio entre um rapper do Brasil e um dos EUA. Cada um passou alguns dias no bairro do outro e tal. Preciso dizer que o gringo bem alimentado quase chorou quando viu o poder paralelo da Cidade de Deus e a situação miserável que vivem os moradores de lá?