segunda-feira, dezembro 20, 2010

Por um par de tênis*

Passados os momentos ufanistas da “Batalha do Alemão”, parece que voltamos à impunidade cínica de sempre. A Justiça Militar praticamente absolveu os dois PMs que foram filmados dando arrego a assassinos em troca de um par de tênis e uma jaqueta (que aperecem na foto, nas mãos do PM). Trata-se do assassinato do coordenador do AfroReggae, Evandro João da Silva, de 42 anos, que ocorreu no ano passado, na Lapa, centro do Rio de Janeiro.

A matéria do JB On Line relembra o caso, mostrando as imagens da cãmera de segurança que, na época, escandalizaram o país. As cenas revelaram que os dois PMs liberaram os suspeitos e depois entraram na viatura com a jaqueta e o tênis que tinham sido roubados de Evandro minutos antes. 

Aparentemente, tais evidências não foram suficientes para convencer à juíza Ana Paula Pena Barros. Ela estipulou pena de um ano para o capitão Dennys Leonard Nogueira Bizarro e de seis meses para o cabo Marcos de Oliveira Sales. A promotoria havia pedido a condenação dos policiais por peculato, omissão de socorro e furto, mas os dois militares foram condenados apenas por prevaricação e cumprirão a pena em regime aberto.

Aliás, quando se fala em reforma do Judiciário, seria bom lembrar da Justiça Militar, que nos anos de chumbo condenava militantes políticos baseada em informações obtidas sob tortura e, hoje, rotinermanete absolve bandidos fardados. A serviço de quem está essa gente?
*Por Arnaldo Branco

Beba da Fonte