terça-feira, janeiro 11, 2011

Neo Soul em Floripa

Pontualmente as 22:10 subia ao palco talvez o melhor show da noite, Mayer Hawthorne. O branco com alma de negão é talvez o maior expoente da nova geração do soul americano e abriu o festival com "Your Easy Lovin Aint Pleasin Nothin". Apesar de 80% do público não conhecer as músicas e só esboçar alguma reação quando Mayer tocou um cover apimentado de Gangsta Luv e Beatifull do rapper Snoop Dogg, uma a uma todas as faixas do elogiado A Strange Arrengement foram lançadas, álbum esse que o músico de Detroit (cidade natal da lendária gravadora Motown e referências como Slum Village, J. Dilla e Black Milk) tocou todos os instrumentos. 
Com a casa praticamente lotada e ao som de "I Want You Back" do Jackson 5, foi a vez de Janelle Monáe se apresentar. A bailarina yankee veio ao palco com duas dançarinas vestidas de freiras e disposta a se tornar conhecida e só ganhou uma resposta do público quando tocou seus dois singles mais recentes, Tigh Trope, Come Alive e Cold War, não nessa ordem. 
Perto da uma da manhã Amy Winehouse dá o ar da graça e vêem ao palco cantarolando "Back to Black" com uma imensa bandeira do Brasil ao fundo e mostrando já em sua primeira música que iria roubar o posto de melhor apresentação e fazer jus às expectativas do enorme público presente. Fazendo jus a tradição, Amy não trocou nenhum palavra com a platéia, que nesse momento delirava com as badaladas "Tears Dry On Their Own" e "Just Friends". Bebendo muita água - que eram comemorados pela galera a cada gole - e muito bem vestida, Amy se despediu de Floripa ao som de Valerie e sem dar tchau. Nem precisava, um show histórico tinha acabado de acontecer.