terça-feira, abril 05, 2011

Pixadores tentam embelezar SP. Mas acreditem, há opositores.


"Toda vez que a polícia prende grafiteiros ou pixadores (eles preferem com x de xadrez), SP perde uma oportunidade de ficar mais bonita ou elegantemente caótica. Com a cara que combina mais com esta babilônia. Tais manifestações são a marca da cidade.
Tem gringo que vem dos quintos dos infernos só para sacar a grande galeria aberta nas ruas. Sem se falar nos museus itnernacionais, que clamam por estes caras, imploram... e todo aquele dispensável blablablá, a justa consagração de Osgemeos pelo mundo etc etc.
Mas ainda precisamos contar isso tudo pra polícia e pra turma do Kassab. Neste domingo, a PM, como todo aquele orgulho e empáfia de quem não tem outros crimes para resolver, pôs a mãode novo em um grupo de grafiteiros na zona norte, incluindo a dupla quente Chivitz e Minhau. Na mesma operação, outros bambas. Mãos para cima, cadeia neles, são os homens da lei, é a dura.
Presos ao sol do meio dia, como nos duelos dos velhos faroestes, os artistas foram liberados à noite. Com uma bronca pesada. Agora respondem por crime ambiental, a mesma que vale tanto para o pixo como para o grafite.
Pergunto, com toda a ingenuidade desse mundo: em que diabos pioram o ambiente de São Paulo? Se condenados, um ano de prisão. Quando usa o bom senso, a Justiça acaba virando a pena em prestação de serviços à comunidade.
Detalhe: grafitavam um lugar terrível de feio, todo coberto com o cinza que o Kassab quer imprimir à paisagem paulistana. Como disse Ricardo AKN, que agora responde pelo “crime”, a intervenção era um presente para a cidade.  
O argumento de Chivitz, em reportagem da Folha.com, resume bem a ocorrência:  "Isso faz com que as autoridades, em momentos oportunos, aprovem [o grafite], e em outros, critiquem a atuação dos jovens artistas", diz.  “Se a gente pedir autorização, dificilmente vai ter. Mas depois que a gente pinta, é tudo lindo e maravilhoso. Isso é um típico exemplo de como é fazer arte na cidade".