sexta-feira, março 15, 2013

O Anti-mainstream & a Coca-Cola

Depois de inúmeras manifestações a respeito da participação de Tom Zé na propaganda da Coca-Cola, o próprio Zé se justificou pelo Facebook - algo que julguei desnecessário. O que os apedrejadores esquecem é de que o músico também precisa botar comida na mesa. E estamos falando aqui de uma propaganda otimista e que ao seu modo exalta as características dos brasileiros. Claro que inserções na tv causam diversos desdobramentos e colocar a reputação de um cara considerado ícone do "anti-mainstream" para fazer a narração de um produto da dimensão da Coca-Cola traz consequências imprevisíveis e naturalmente gera debates. Peguei o gancho do Trabalho Sujo. Abaixo algumas opiniões sobre o assunto:

Putz…que bosta… devia estar faltando dinheiro para o aluguel…

Como diz o próprio, em épocas outras:

E na hora do breque
       um belo arroto de coca-cola…


Todo mundo tem que fazer o supermercado no fim do mês, meus amigos indies filhinhos de papai

Estava na esperança de que fosse só um cara com a voz parecida com a do Tom Zé, mas é engraçado como fazer uma propaganda da Coca-cola é simbólico na vida de um artista. O que simboliza varia, mas que é um marco, é.

A voz do Antônio Abujamra na propaganda do Leite Niño (Nestlé) foi um baque maior pra mim, o Tom Zé é muito das entrelinhas, deve ter alguma explicação (tirando a do bolso)…

Gente, parem de ser tão bestas. Eu, livreiro que sou, vendo autoajuda, que não leio, Stephen King, que detesto, e Cinquenta Tons de Cinza, que considero subliteratura de segunda. Tenho certeza que cada um que critica Tom Zé sabe separar o pessoal do profissional quando é necessário. Tom Zé fazer um comercial de Coca-cola não faz dele um vendido. Ele é um artista, uma figura pública. A Coca precisava de alguém assim. Ele talvez precisasse do dinheiro (quem sabe pra o próximo projeto dele enquanto músico?). Houve um acordo comercial e nada mais. Estamos falando de um trabalho, coleguinhas, só isso.

Ele não pode fazer um comercial, mas você pode beber uma coca geladinha sem peso na consciência né?

Baixar música de graça na internet todo mundo quer, né? Sem hipocrisia, pessoal! De algum lugar ele tem que tirar dinheiro pra financiar seus projetos musicais.