segunda-feira, junho 20, 2011

As pessoas mais influentes da cultura pop

Pessoas muito a frente do seu tempo não são bem compreendidas em sua época. Passam a ser valorizadas posteriormente com as transformações que suas obras e idéias causaram. Foi o caso de Stanley Kubrick, que recebeu críticas mornas sobre seus filmes que mais tarde se tornariam clássicos. A estilista Coco Chanel também rompeu os padrões da moda, desenhando provocantes trajes de banho numa época de pudor excessivo em toda a Europa. No cinema, na literatura, na arte e na moda todos deixaram seu DNA. Abaixo os ícones desse movimento.

Edgar Rice Burroughs
Criador do ícone Tarzan e do herói americano John Carter. Influenciou todas as formas da cultura pop incluindo literatura, quadrinhos, cinema e televisão. Foi uma referência para diretores de alto quilate como James Cameron e George Lucas.

Gabriell Bonheur Chanel - Coco Chanel
Umas das figuras mais importantes da moda no século XX. Sua célebre frase "a moda passa, o estilo permanece" se tornou um mantra para os estilistas que assim como Coco procuravam ousadia, conforto e sensualidade na hora de se vestir. 

The Beatles
Talvez a banda de maior sucesso da história recente. Mais conhecidos do que Jesus Cristo segundo John Lennon, os Beatles influenciaram gerações de estrelas da cultura pop ao longo de décadas e são regravados até hoje. Os meninos de Liverpool mudaram a forma como a música era ouvida e consumida e venderam milhões de álbuns ao redor do mundo sem a ajuda da internet. 

Andy Warhol
Andy Warhol foi um dos maiores expoentes da pop art, ajudando involuntariamente a pavimentar o caminho para a arte contemporânea moderna. Pintor, designer, cineasta e empresário, Warhol tinha como característica o pincel encharcado em cores fortes e vibrantes. Quadros - produzidos em série com variações de cores - que retratavam itens de consumo das massas e personalidades mundialmente conhecidas eram frequentes. Pelé, Che Guevara, Marilyn Monroe, Elvis Presley, Michael Jackson e  Liz Taylor  foram pintados por Andy. Sua frase "No futuro todos serão famosos durante quinze minutos" está tão atual quanto o vestuário dos integrantes do próximo BBB.

Stanley Kubrick
Seu método de trabalho lento e os temas polêmicos que envolveram a grande maioria de seus filmes fizeram de Kubrick uma lenda do cinema mundial. Os críticos de suas obras raramente entendiam a inteligência e a profundidade de seus longas que sistematicamente se tornavam clássicos anos depois. Independente de sua opinião sobre Kubrick, seus filmes serão eternamente contemporâneos. Veja nessa ordem 2001: Uma Odisséia no Espaço, O Iluminado, Laranja Mecânica, Nascido Para Matar e De Olhos Bem Fechados.