segunda-feira, outubro 03, 2011

Rock In Rio 2011 - Pluralidade e Boa Música

Por ironia do destino ou não desembarquei na cidade maravilhosa 24 horas antes daquele que seria o dia mais elogiado do Rock In Rio 2011Os críticos que exigiram rock de verdade no evento tiveram que se "contentar" com uma apresentação memorável de um dos artistas mais talentosos e carismáticos do soul/funk mundial Stevie Wonder que embalou mais de 100 mil pessoas cantando um hit atrás do outro. O ícone da música negra interpretou clássicos da MPB como "Garota de Ipanema", "Você Abusou" e músicas consagradas de sua autoria como "Isn't She Lovely", "I Just Called You Say I Love You" e "Superstition", essa na companhia da estonteante Janelle Monáe que tinha feito uma apresentação igualmente empolgante e saiu do palco para dar lugar a banda britânica Jamiroquai, que assim como as demais bandas da noite fizeram o público pular com seus sucessos como "Virtual Insanity", "Main Vein"Cosmic Girl, entre outros. 

Sobre a escolha das bandas não engrosso o coro de quem achou que faltou rock no ...In Rio. O critério usado para selecionar os artistas foi amplamente democrático e bebeu de inúmeras fontes. Não se pode ficar atrelado a "bandas conceito" que meia dúzia de ouvintes conhecem quando se quer atingir a massa e tornar um evento desse porte viável financeiramente. É preciso atingir o povão. E haja vista o recorde de público dia após dia  não há como negar, o Rock In Rio 2011 foi um sucesso. 

A tenda de música eletrônica localizada na entrada da Cidade do Rock também teve seu ponto alto após o término do último show de quinta (S.Wonder) quando o trio "Masters at Work" remixou "Superstition" e terminou de cozinhar os neurônios da galera presente. 

Destaque para a organização do Rock In Rio em todos os sentidos: Locomoção, acesso, banheiros, bebidas, comida, informações, acústica, policiamento. Não é à tôa que exportamos esse evento para outros países (Madri e Lisboa).